As novas tecnologias têm mudado radicalmente os modelos de negócio em todo o mundo. Os avanços nos processos de produção, marketing, comunicação e suporte transformaram todos os setores e andam lado a lado com os desejos e a satisfação dos clientes. Quanto maior e melhor a oferta, mais exigente se torna o consumidor.

Nesse contexto, é importante estar sempre atento às inovações e às tendências do mercado. Algumas mudanças no comportamento do público já podem ser notadas e essas informações são importantíssimas para nortear as estratégias do seu negócio para o futuro.

 

1. Não é o café nem a cafeteira que vende, mas sim a experiência de tomar café

Hoje a importância dada pelo cliente à experiência de consumir um produto ou serviço, tem crescido exponencialmente e muitas vezes chega até a ser maior que o desejo pelo produto em si. Nesse sentido, as barbearias atuais, por exemplo, têm mesas de sinuca, vendem cervejas e contam com ambientes customizados. O foco não está mais no cabelo cortado ou na barba feita, mas em toda a experiência que o cliente terá.

 

2. Tenha ideias diferentes, pense fora da caixa

Já falamos nesse blog sobre iniciativas disruptivas, que têm potencial de quebrar paradigmas e remodelar toda a economia de um setor. Essas ideias se baseiam nas mudanças de comportamento observadas, aproveitam o surgimento de novas tendências e o mais importante: começam a influenciar, direta ou indiretamente, as atitudes dos clientes.

Temos os casos do Uber e da AirBnb, ambas gigantes do setor. O Uber é a maior empresa de táxi do mundo sem ter nenhum veículo registrado em seu nome; o AirBnb é a maior hoteleira do mundo sem construir nem comprar um único imóvel. Empresas que nasceram de ideais inovadores e simples, porém geniais.

 

3. Entenda seu cliente

Alcançar os clientes se tornou uma tarefa mais viável – mas, ao mesmo tempo, mais concorrida. Da mesma forma que sua empresa pode atingir um público mais amplo, seus concorrentes também podem. Nessa disputa, sai na frente quem entende melhor as preferências e peculiaridades de cada cliente.

Pesquise, pergunte, visite, converse, escute seu cliente. De uma insatisfação pode sair matéria prima para a construção de uma ideia revolucionária. O Waze (aplicativo para celulares com mapas atualizados por GPS que escolhe sempre a rota com menor tráfico) surgiu da necessidade de chegar antes no destino; o Netflix nasceu quando o fundador Reed Hasting pagou uma multa de U$ 40,00 por ter atrasado a devolução do filme “Apollo 13” à rede de locadoras Blockbuster (que atualmente encerrou suas atividades).

 

Conclusão

A volatilidade trazida pela tecnologia nos prova todos os dias que é imprescindível buscar sempre uma forma de evoluir o seu negócio. Se o ritmo continuar assim, em pouco tempo, haverá novas mudanças a serem feitas e novas tecnologias a serem adotadas. A adaptação é uma questão de sobrevivência e depende, acima de tudo, de um planejamento traçado a partir da observação do cotidiano.

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