Você quer vender mais?
Software Gestão + Loja Virtual

05 dicas para manter o controle de estoque em dia!

por

Uma gestão de estoque eficiente traz inúmeros benefícios para o empresário do comércio varejista. Por isso, manter o controle do estoque em dia, é uma das principais tarefas para obter equilíbrio entre compra e venda, otimizar seus prazos com a logística e maximizar o desempenho operacional.

Listamos 05 dicas que ajudarão você, empresário, a não perder mais tempo e gerar mais receita em seu negócio.

 

Padrão no controle de estoque

Já descobriu o mesmo produto cadastrado duas vezes? Com códigos ou descrições diferentes? Pois é, esta é mais uma maneira para perder dinheiro em seu controle de estoque. Mantenha sempre o mesmo padrão para cadastros e exclua os redundantes. Crie códigos por categorias, marcas ou produtos e siga o padrão. Isso será um bom começo.

 

Localização

Mais do que saber quantos produtos você tem, é preciso saber onde eles se encontram. Organizando a localização do seu estoque você otimiza o tempo da equipe de logística e separação. Caso não tenha uma equipe para isso, então você otimizará o seu próprio tempo.

 

Estoque mínimo e máximo

Parece óbvio, mas muitos empresários não sabem usar este controle para maximizar seus ganhos. Faça uma média de entrada e saída de seus produtos mensalmente. Desta maneira, você terá informações precisas de quando e quais produtos repor. Gerando previsibilidade você diminuirá o risco de ter produtos parados e sempre terá os produtos que seus clientes mais procuram.

Para que isso ocorra, é necessário um sistema de gestão que controle seu estoque. Ele automatizará o envio de mensagens sobre quando comprar algum produto que está se aproximando de seu estoque mínimo ou quais produtos em estoque estão próximos de suas datas de vencimentos.

 

Controle de estoque por ítens

Divida seu estoque por marcas, fornecedores ou setores. Desta maneira, além de permitir um maior controle do estoque, você também terá informações mais precisas, através da geração de relatórios que mostrarão quais produtos apresentam uma maior representatividade de vendas em seu negócio.

Por meio disso, é possível tomar decisões importantes como: a quantidade de produtos a serem comprados, a realização de promoções e ainda identificar quais produtos estão parados em seu estoque.

 

Automatização dos processos

A adoção de um sistema de controle de estoque diminui os processos manuais, aumentando assim a performance e reduzindo a chance de erros. Este processo também auxilia na unificação de informações, ficando claro para cada setor (comercial, logística e administrativo) tudo o que contém no estoque real e a possibilidade de gestão em um único lugar com acompanhamento multi setorial.

Desta maneira, tanto o controle de estoque como o planejamento de novas compras, são altamente precisos para sempre atender seu cliente, obtendo uma boa margem de lucro em seus produtos e agilidade nos processos.

Com essas dicas já é possível ter um maior controle do seu estoque e otimizar sua lucratividade não acha? Então, mão na massa!!

Comece já adotando esses processos em sua rotina e conte sempre conosco.

Se gostou deste post e acha que pode ser útil para mais pessoas, compartilhe em suas redes sociais. 

Você quer

vender mais?

Com apenas um software você controla sua loja física, sua loja virtual, suas vendas externas e emite suas notas e cupons fiscais.

Não precisa de computador, pode usar direto no seu celular.

Você conhece Software de Gestão?

 

Com os sistemas da Super Empresa você pode controlar o seu estoque, conferir as contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais em menos de 1 minuto e ainda fazer a gestão das vendas através de gráficos, relatórios de lucros e comissões! Para saber mais, confira nosso artigo mostrando todas as vantagens que um Sistema de Gestão pode trazer para sua empresa.

Ficou interessado ou tem dúvida sobre como funciona? Chame a gente aqui no chat e já aproveite para conhecer nossa equipe de suporte, estamos te esperando.

Software Gestão + Loja Virtual

Direto no seu Celular