O Melhor Envio é uma plataforma intermediadora de logística, ou seja, através dela você consegue fazer envios por várias transportadoras de maneira simples e descomplicada! ? Nesse passo a passo você vai aprender como integrar o Melhor Envio na Loja Virtual.
O artigo foi separado em alguns tópicos para facilitar:
Como fazer o Cadastro no Melhor Envio
Para usar essa ferramenta, o primeiro passo é fazer um cadastro no Melhor Envio.
1. Acesse a plataforma melhorenvio.com.br e clique no botão Cadastrar.
2. Preencha os campos Nome e E-mail, depois clique em Cadastrar.
![CAD1 Formulário com informações pessoais para cadastro](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/CAD1-1.png)
3. Complete o formulário com as suas informações pessoais, marque a caixinha para concordar com os termos de uso e clique no botão Avançar.
![CAD2 Formulário com informações complementares](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/CAD2.png)
4. Insira as informações referentes ao seu negócio e clique em Avançar.
![CAD3 Formulário com informações do negócio](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/CAD3.png)
5. O Melhor Envio fará perguntas sobre as suas vendas. Escolha as opções adequadas e clique no botão Avançar.
![CAD4 Questionário sobre vendas online](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/CAD4-1.png)
6. Ao finalizar, será enviado um link de confirmação para o seu e-mail. É importante que você acesse o e-mail e confirme o seu cadastro.
![CAD5 Mensagem de confirmação por e-mail](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/CAD5.png)
Agora você já tem uma conta no Melhor Envio pronta para ser integrada com a loja virtual. No próximo passo vamos configurar a logística e finalizar a integração. ?
Como integrar o Melhor Envio na Loja Virtual
1. Acesse a sua loja virtual em nossa plataforma app.superlojas.online.
2. No menu lateral, clique em Integrações e depois em Melhor Envio.
![1 Menu de integrações](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/1.png)
3. No campo Tipo de conexão, escolha a opção PRODUÇÃO e clique em Conectar.
4. O sistema irá avisar que você será redirecionado para um ambiente externo. Clique em Continuar.
![2 Janela de confirmação da integração](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/2.png)
5. Você será redirecionado para a página de acesso. Faça o login com a sua conta do Melhor Envio.
![3 Página de acesso do Melhor Envio](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/3.png)
6. Assim que acessar, você será informado sobre a integração. Role a página para baixo para fazer os ajustes necessários.
![4 Autorização de aplicativo do Melhor Envio](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/4.png)
7. Em Informações de frete, coloque o CNPJ e IE caso possua uma empresa. Se você não tiver CNPJ, deixe esses dois campos em branco e siga em frente.
![5 Informações da empresa](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/5.png)
8. No campo Prazo, informe o número de dias que você precisa para levar os produtos até a agência da transportadora.
No campo Precificação você pode colocar um custo adicional. Caso não queira aumentar o valor dos fretes, escolha a opção Adicional fixo e valor zerado.
? Dica: Evite colocar prazos muito alto. Esses dias serão adicionados na estimativa do recebimento. Um envio muito demorado pode impactar negativamente na experiência do cliente!
![6 Configuração do prazo e preço adicional](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/6.png)
9. Na seção Frete, escolha todas as transportadoras e respectivos serviços que deseja disponibilizar dentro da sua loja virtual.
![7 Lista de transportadoras e serviços](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/7.png)
10. A seção Pacote padrão e Seguro serão o padrão a ser seguido caso não sejam enviados os parâmetros pela loja virtual. Deixe essa parte da forma que está e vá para a próxima seção.
![8 Configuração das dimensões e seguro padrão](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/8-1.png)
11. Em serviços adicionais você poderá escolher por diferenciais nos seus envios.
? Dica: Os serviços adicionais incidem diretamente no valor cobrado pelo frete, então marque apenas os que forem necessários!
![9 Serviços adicionais de logística](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/9.png)
12. Caso queira usar os envios da transportadora Jadlog, é necessário definir em qual agência você vai levar os pacotes. Você pode usar o mapa para encontrar a agência mais próxima de você.
![10 mapa de agências da Jadlog](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/10.png)
13. Ao encontrar uma agência próxima, clique sobre ela e copie o nome. Depois volte no formulário e cole no campo Agência Jadlog.
![9-2 Escolha da agência de postagem](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/9-2.png)
14. Ao finalizar o preenchimento do formulário todo, clique no botão Autorizar.
Finalizado! Agora a sua conta do melhor envio já está configurada para calcular os fretes dentro da sua loja virtual. ? Na próxima etapa, você vai aprender como configurar os produtos para que usem as novas opções de entrega.
Como configurar o envio nos Produtos
1. Para adicionar as novas opções, abra o cadastro dos produtos e vá na seção Frete.
2. Escolha a opção Produto a ponta entrega.
3. No campo Opções de envio, selecione melhor envio. Será necessário preencher o peso e as dimensões do produto também.
![12 Configuração do envio no cadastro do produto](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/12.png)
4. Depois de alterar, clique no botão Salvar no fim do formulário.
? Importante: Não esqueça de fazer essa alteração em todos os seus produtos para que eles possam ser entregues com as novas modalidades de entrega.
Ao finalizar, acesse sua loja virtual e simule uma compra para conferir se as novas opções estão funcionando certinho.
![13 Opções de envio na loja virtual](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/13.png)
Se as novas transportadoras já estiverem aparecendo junto com os valores, significa que deu certo e seus clientes já podem desfrutar de todas as opções de entrega ?. Qualquer dúvida ou problema em realizar as configurações, chame nossa equipe de suporte para te ajudar!
? Dica: Caso queira saber mais sobre o cadastro do produto, acesse nosso artigo clicando aqui.
Como comprar etiquetas e enviar os produtos
Quando receber algum pedido na lojinha virtual, o primeiro passo é conferir se o pagamento foi aprovado. Após a confirmação, é necessário verificar quais produtos o cliente comprou e preparar o pacote para o envio.
1. Acesse a seção de Vendas pelo menu lateral.
![1 Menu de Vendas](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/1-1-1.png)
2. Faça uma busca pelas novas vendas utilizando os filtros. Depois clique na opção Visualizar.
![2 Botão para visualizar pedido](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/2-1-1.png)
3. Vá na seção Melhor Envio.
![3 seção melhor envio](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/3-1-1.png)
4. Escolha o tipo de documento que será usado na entrega e clique em Gerar volumes de entrega.
? Observação: Caso a transportadora seja a Jadlog, o seguro dos produtos é obrigatório.
![4 Geração de volumes para transporte](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/4-1-1.png)
5. Após gerar os volumes, clique na opção Comprar etiqueta.
? Importante: É necessário que você tenha saldo suficiente na sua carteira virtual do melhor envio. Caso não saiba como adicionar saldo, veja o artigo Como inserir saldo na carteira do Melhor Envio.
![5 Botão para comprar etiqueta de transporte](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/5-1-1.png)
6. Depois de comprar a etiqueta, clique na opção Imprimir. O sistema irá abrir a etiqueta junto com o documento de entrega, pronto para serem impressos.
![6 botão para imprimir etiqueta de transporte](https://superempresa.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/6-2.png)
Agora que você já tem a etiqueta e documento impressos, basta embalar o pedido do cliente e levar tudo na agência mais próxima. Lá será feita a repesagem do seu pacote para conferir se houve diferença no peso final. Mas fique tranquilo, é comum acontecer um pequeno reajuste ?. Caso aconteça, o melhor envio irá retirar ou devolver o saldo correspondente.