Foi-se o tempo em que o código de barras era coisa exclusiva de supermercado. A praticidade e a conveniência trazidas por ele hoje em dia, estão ao alcance do micro e pequeno empresário e isso, assim como fechar o caixa todo dia, pode trazer benefícios que você nem imaginava.

O processo convencional de identificação de produtos pode causar vários problemas. O operador pode confundir o produto ou digitar algum caractere errado no código, por exemplo. A digitalização desse processo reduz a quase zero as possibilidades de erro na identificação do produto, já que o código é fixo e a leitura é feita por uma máquina.

 

Velocidade de vender com código de barras

Além de prevenir erros na identificação dos produtos, o código de barras também agiliza o processo de venda. Em um dia de grande movimento no qual é necessário realizar um atendimento veloz e eficiente, é mais interessante ter uma forma de passar os produtos rapidamente pelo caixa do que ter que procurar a etiqueta dos produtos, digitar o código manualmente no sistema para finalizar a venda.

Com filas menores, é possível atender mais clientes e, consequentemente, vender e lucrar mais.

 

Implementação

Atualmente, é possível adquirir leitores de código de barras por menos de 150 reais. Elgin e Bematech, marcas líderes do setor no mercado, têm produtos nessa faixa de preço e uma variedade de leitores que podem satisfazer as necessidades de qualquer empresário.

Há, ainda, a possibilidade de comprar leitores importados da China, pois apresentam um preço acessível.

 

Instalação do código de barras

Fazer o sistema funcionar é bem fácil. Depois de comprar o leitor, é preciso integrá-lo a um sistema de gestão e realizar o cadastramento dos produtos. Pronto! Agora o leitor já reconhece seus produtos fazendo com que as vendas se tornem automatizadas.

Esse controle absoluto sobre os produtos dá ao empresário uma segurança maior em relação ao negócio, já que o uso do código de barras praticamente acaba com os problemas de erro humano na contagem e na identificação dos produtos.

 

Planejamento

Além de todos os benefícios já citados, adotar o sistema de código de barras pode ajudar o empresário a planejar melhor suas compras, seu atendimento ao cliente e suas promoções.

Como os códigos de barras são integrados ao sistema de gestão do negócio, é possível checar o histórico para obter dados de quais produtos são mais vendidos ou quais dias da semana são mais lucrativos, além de proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre seus clientes.

Isso permite que o empreendedor foque seus esforços nos principais obstáculos da empresa intensificando as ações que apresentam maior resultado.

Quer receber mais dicas de como potencializar o seu negócio? Assine a newsletter da Super Empresa e fique por dentro de tudo o que pode te ajudar a crescer!

WhatsApp
1
Fale com a gente!
Olá podemos ajudar?
Powered by