Se sua empresa trabalha com a venda de produtos, ela precisa ter um estoque, ainda mais se lidar com um grande volume de itens. Afinal de contas, é preciso ter algumas unidades disponíveis a pronta entrega e com isso vem outra responsabilidade: contar o estoque.

Manter o controle do estoque é fundamental para qualquer empresa porque além de evitar a venda de um produto indisponível, gerando desconforto para o cliente, evita também a compra desnecessária de algo já presente no inventário, ou seja, perda de dinheiro.

Contar produtos grandes, um por um, não é tão trabalhoso porque costumam ser poucas unidades, mas e se o seu produto for pequeno, comercializado em grande volume de itens? Não dá para passar o dia contando 1000 peças pequenas, de diferentes tamanhos, tipos e medidas. Então, como você pode contar esses produtos, mantendo o controle exato do seu estoque? A resposta é simples: calcule o peso!

Produtos pequenos vêm em grandes quantidades, geralmente escritas nos lotes. Portanto, uma vez que sabemos o peso de uma unidade do item, podemos fazer a conta e descobrir o peso exato de 100, 200 ou mais unidades, sabendo, dessa forma, se estão faltando ou sobrando peças nos lotes.

Mas como fazer? Veja o passo a passo abaixo.

 

1. Adquira uma balança de precisão para contar seu estoque.

O primeiro passo é comprar uma balança eletrônica que consiga pesar 1 grama (1g), como essa, por exemplo. Isso é necessário porque produtos pequenos são extremamente leves e algumas balanças (como as de açougue, por exemplo), medem apenas de 10 em 10 gramas. Isso pode fazer com que você erre na conta e no peso final, e, consequentemente, tenha informações erradas do estoque.

 

2. Recipiente para tara

O segundo passo é comprar um recipiente para colocar uma pequena quantidade de itens. Pode ser um copo ou uma bacia comum. Coloque-o vazio na balança, e tire o peso dele. Isso é chamado de tara.

Assim, mesmo com o recipiente na balança, ela vai indicar 0g e contar apenas os produtos que você adicionar. Isso evita que alguns itens caiam no chão e se percam na hora da pesagem.

 

3. Pesar uma unidade

Em seguida, é preciso pesar uma unidade de cada produto. Assim, você vai saber o peso exato do item. Se o lote for muito grande, você pode optar por contar dez unidades de uma vez, ou até mesmo cem. Evite escolher números quebrados, porque a conta pode não fechar. Lembre-se de anotar tudo em uma planilha ou em um programa no computador uma vez que sistemas de gestão podem fazer isso e muito mais pelo seu negócio.

 

4. Multiplicar pelo total do lote

Agora que você sabe o peso da unidade desse item, basta fazer a multiplicação para a quantidade total do lote. Por exemplo, se o lote tem 2 mil itens, e cada produto pesa 3 gramas, logo o peso total desse lote deve ser seis quilos.

A partir daí, é só pegar o lote, conferir a quantidade de itens descrita e colocar na balança (lembre-se de pesar sem a caixa). Com o peso da unidade, você vai saber se a conta está correta, e se aquele lote está com o número exato do produto.

Esse processo é simples e certamente mais rápido do que contar peça por peça. Isso faz com que o responsável pelo estoque otimize seu tempo e energia, mantendo o estoque sempre em ordem e com as informações exatas dos produtos. Além disso, todas essas informações podem ficar armazenadas em sistemas de gestão, que facilitam o acesso e evitam que elas se percam. Assim, qualquer funcionário pode conferir os dados e fazer esse trabalho também.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba sempre informações e outras dicas para ajudar seu negócio a crescer mais.

WhatsApp
1
Fale com a gente!
Olá podemos ajudar?
Powered by