Conectar empresas e pessoas e universidades, jovens e crianças. Essa é a proposta do Onovolab, centro de co-inovação instalado em São Carlos no início deste ano e que já mexe com a rotina do setor de inovação e tecnologia da cidade.

“Aqui, a gente tem um espaço com startups, todas praticamente de base tecnológica ou que de fato tenham algum componente de inovação, e, em paralelo, a gente tem grandes empresas. São Carlos já é conhecida como um grande centro de inovação, mas a gente tem feito um trabalho de promover isso de uma forma mais intensa, convencendo as empresas de fora, que costumam contratar estudantes daqui, a criarem suas áreas de inovação e pesquisa e desenvolvimento em São Carlos”, resume Leandro Palmieri, co-fundador do Onovolab.

As instalações do centro de co-inovação são grandes como as aspirações de seus idealizadores. O Onovolab escolheu a área da antiga fábrica de tecidos da cidade, com 21 mil metros quadrados, para dar vida ao maior campus independente de inovação no Brasil. Atualmente, o primeiro galpão, de mil metros quadrados, já comporta cerca de vinte empresas, presentes nas salas ou nas mesas disponíveis no espaço. “A partir do meio do ano, a gente inaugura o segundo galpão. Vamos triplicar de tamanho”, comemora Palmieri.

 

De olho na inovação

Ligada nos movimentos de co-working e desenvolvimento tecnológico em São Carlos, a Super Empresa não perdeu tempo e garantiu um espaço na estrutura do Onovolab. “A cidade está se transformando no Vale do Silício brasileiro e a possibilidade de participar do maior projeto de inovação que São Carlos já teve atraiu a Super Empresa para o Onovolab”, conta Danny Mazzo, fundador da Super Empresa.

Segundo ele, a ideia é aproveitar o ambiente para “respirar inovação” e desenvolver novas ideias. “Sempre pesquisamos e trazemos para os microempresários produtos e soluções que sejam fáceis de usar, com custo reduzido e que deem condição de igualdade com os grandes empresários. Queremos que nosso setor de pesquisa e desenvolvimento trabalhe integralmente dentro do Onovolab. Com isso, teremos novos produtos inovadores em breve”, projeta.

 

Caráter social

O crescimento planejado para o Onovolab não contempla apenas empresas arrojadas como a Super Empresa. A intenção dos idealizadores é disponibilizar espaços para a realização de eventos culturais, organizar visitas de escolas públicas e transformar o centro em um destino turístico da cidade. “É um espaço multidisciplinar, onde os visitantes conseguem absorver um conteúdo fora da caixa. Muitas vezes, quando se fala de um centro de inovação, o público de jovens e crianças é esquecido. Nós temos todo um programa para eles aqui”, pontua Palmieri.

Onovolab e Super Empresa têm em comum o foco em inovação e um planejamento ousado para o futuro. E quem pode ganhar com as iniciativas, segundo os empreendedores, é São Carlos. “No Brasil todo, é a cidade que tem o maior número de doutores por habitantes. Mesmo assim, a maioria dos graduados é exportada para outros lugares. Com o Onovolab, os profissionais serão retidos na cidade, fomentando a economia”, argumenta Mazzo.

“São Carlos tem um potencial enorme e está em um momento incrível de visibilidade no cenário nacional. Além de atrair recursos pra cidade e gerar empregos locais, estamos aproximando grandes empresas da cidade e é possível conectar essas grandes empresas com as startups que estão sediadas aqui”, corrobora Pamieri.

WhatsApp
1
Fale com a gente!
Olá podemos ajudar?
Powered by