Emitir nota fiscal é uma das partes mais importantes do dia de um empresário. E emitir corretamente é fundamental para quem deseja ter tranquilidade e segurança. Contudo, devido à correria do dia a dia ou de simples distração, podem ser cometidos erros na hora da emissão da nota. Mas não há motivo para desespero: basta seguir as instruções desse post e corrigir onde for necessário.

Posso cancelar a NF-e?

Pode, mas dentro de algumas condições importantes. Primeiramente, a mercadoria que foi vendida não pode estar em circulação. Caso esteja, já não é recomendável cancelar a nota. Além disso, deve se respeitar o prazo de 24 horas após a emissão da nota. Caso passe desse período, o cancelamento ainda pode ser feito, porém terá multas em cima, além de um pouco de dor de cabeça administrativa. Lembrando que é necessário ter autorização do SEFAZ para isso, ou da Receita Federal, caso a nota já tiver sido entregue ao cliente.

Tem como corrigir uma nota fiscal?

Sim, é possível corrigir uma nota após emitida. Para isso, é necessário uma carta de correção eletrônica (CC-e). Ela possui várias vantagens, como emissão até 30 dias depois da autorização da SEFAZ, um procedimento totalmente digital, chave registrada na nota e correção de até 20 vezes, sendo sempre necessário colocar as correções anteriores.
Lembrando que seu uso é para erros simples, principalmente nas seguintes partes: CFOP, razão social do destinatário, códigos fiscais, dados da transportadora etc. Importante notar que não há como se alterar os valores na nota, sejam de impostos ou não.

Existem outras alternativas?

Sim, ainda há dois tipos de notas fiscais que podem te ajudar caso você esteja em apuros. A nota fiscal de substituição serve para reduzir o valor da nota anteriormente emitida, que acabou por sair com valores a mais. Normalmente, pode ser gerada até 60 dias depois da confirmação do SEFAZ. Já a nota fiscal complementar serve para uma função oposta: acrescentar algo que faltou, como algum valor ou cálculo de impostos. Essas duas opções podem servir para um caso em que cancelar a nota se torne já impossível.

Conclusão

Como acabamos de ver, é fundamental estar atento na hora em que se emite uma nota fiscal, como também estar atento às maneiras de se cancelar ou modificar uma nota. Além disso, é importante ter uma empresa que entenda do assunto para te ajudar. Aqui na Super Empresa, nós contamos com 1500 clientes ativos e satisfeitos, e trabalhamos com emissão de nota fiscal e cupom fiscal. Para saber mais, clique aqui.

Compartilhe:
WhatsApp
1
Fale com a gente!
Olá podemos ajudar?