É de conhecimento geral que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. São muitos os desafios que um empreendedor enfrenta diariamente já que somos um dos países com a maior carga tributária do mundo – o 7º país que mais cobrou impostos, e que também ficou com a 6ª colocação entre os países com maior burocracia.

Considerando esse quadro nada animador, trazemos nesse artigo alguns motivos que te incentivem a empreender independentemente da situação regente do nosso país, tendo em mente que dificuldades sempre existirão e com elas surgirão soluções. Vamos aos motivos!

 

Independência financeira

Pode demorar, mas eventualmente o empreendedorismo dá às pessoas a possibilidade de adquirir o que deseja e obter uma independência financeira. Para isso, é necessária uma base concreta ao iniciar o seu próprio negócio, ou seja, que o empreendedor tenha clientes antes de abrir formalmente a sua empresa. Isso trará mais segurança na hora de materializar seu projeto.

 

Administrar o próprio tempo

No início do novo negócio, quem empreende precisará dedicar fins de semana e até madrugadas para realizar seu sonho. Entretanto, com o seu negócio já estabilizado, você poderá usufruir de horários flexíveis, decidindo inclusive quando e a que horas trabalhará.

 

Fim da monotonia

Empreender significa enfrentar novos desafios todos os dias, e isso interfere diretamente na rotina. É claro que é preciso tomar cuidado para que esse dinamismo não afete sua saúde física ou mental, e esse item pode até entrar em conflito com o anterior, já que às vezes será preciso trabalhar muito mais durante o dia, mas todo esse dinamismo faz bem.

 

Solucionar problemas reais e impactar outras pessoas

Uma ideia bem pensada e bem aplicada, além de gerar lucro, acaba solucionando problemas involuntariamente, pois quando o empreendedor aplica de forma efetiva sua ideia, a solução de problemas se torna uma ação contínua e seus benefícios alcançam a todos os envolvidos.

 

Faça contatos!

A comunicação é fator determinante para um bom relacionamento e consequentemente para a projeção de um bom negócio. Exponha suas ideias para potenciais clientes e esteja receptivo com as informações que eles poderão contribuir para o seu negócio. Esta é uma forma efizaz de divulgar o seu Know how e criar redes de contatos.

Estabelecer parcerias também é uma boa alternativa. Procure empresas que já estejam estruturadas no mercado e que possam ser responsáveis por parte do lucro de seu negócio. Importante salientar que para que tudo isso se torne possível,  é essencial que se saiba negociar, inclusive quando se deve dar ou pedir descontos.

Resolvida a questão da comunicação, comece investindo apenas no necessário, tenha consciência do que de fato a sua empresa precisa no momento. Dessa forma, você terá a garantia de entregar o que seus clientes precisam, pagar seus débitos e aos poucos poderá investir cada vez mais em outros detalhes que impulsionarão ainda seu negócio.

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