Quem é dono de uma micro ou pequena empresa já teve que conversar com um contador sobre a forma correta do pagamento de impostos. Muitas vezes os empresários não sabem o que estão pagando e podem estar pagando mais do que precisariam.

Para sanar todas as nossas dúvidas sobre pagamento de impostos, conversamos com o coordenador de suporte e analista fiscal da Super Empresa Mateus Zanes, que esclarecerá as principais dúvidas sobre esse assunto. Veja abaixo a entrevista completa.

 

Blog: Mateus, quais são as suas funções na Super Empresa?
Mateus: Como coordenador de suporte, minhas funções são auxiliar os técnicos na resolução de problemas e conversar com os clientes quando eles têm alguma dúvida um pouco mais avançada.

 

Blog: Quais as principais dúvidas que os empresários apresentam e que necessitam da sua ajuda?
Mateus: No nosso software de gestão de empresas, uma das funções é a emissão de notas e cupons fiscais. Junto com isso, vêm as dúvidas referentes ao imposto: “o que é”, “por que devo pagar” e “como fazer”, principalmente quando se trata de regime tributário Simples e Normal. Também temos muitas dúvidas sobre controle e gestão.

 

Blog: Você mencionou um curso de capacitação na área, conte-nos mais.
Mateus: Eu fiz um curso de analista fiscal. Ele aborda todas as questões fiscais, desde os tipos de imposto até os tipos de regime como o Simples e o Normal. O curso me deu uma base muito legal para usar no dia-a-dia da empresa.
Esse curso foi feito no ano passado, então se eu não continuar acompanhando as notícias do que vai mudar, porque às vezes tem algo novo para pagar aqui, isenção ali, eu fico para trás.

 

Blog: Você falou de dúvidas sobre imposto e regime Simples e Normal. O que os empresários geralmente não sabem sobre isso?
Mateus: Muita gente acha que porque está com a empresa no Simples, não precisa pagar impostomas isso é uma afirmação errada. Além disso, muitos acham que o Simples é sempre mais vantajoso o que nem sempre é o caso.
O regime Simples engloba todos os impostos do regime Normal, é uma única guia que o empresário paga todo mês e tem esse nome para, justamente, simplificar.

 

Blog: Como saber se é mais vantajoso estar no regime Simples ou Normal?
Mateus: Uma coisa legal é pedir para seu contador fazer uma simulação de quanto você pagaria de imposto em cada regime.
É mais fácil de analisar para o ano fiscal seguinte. Então, o contador pode ver seu crescimento atual e dizer se vale a pena continuar no Simples ou mudar de regime.
Não é fácil realizar essa simulação por se tratar de diversas variáveis que influenciam o cálculo, mas é interessante porque engloba a quantidade de funcionários, o lucro etc.

 

Blog: Existem casos onde o regime Simples compensa mais?
Mateus: Sim, em muitos casos. Mas quando a pessoa acha que não paga imposto porque paga o Simples, está errado. Você precisa tomar cuidado, mudar pode ser uma surpresa boa e ruim ao mesmo tempo. Então, é preciso sempre ver com bastante planejamento.

 

Blog: Supondo que minha empresa pague pouco mais de imposto no regime Normal, ou que tenha uma pequena vantagem. Existe outro benefício para sair do Simples?
Mateus: Dependendo do seu lucro, de quantos funcionários tem, vale a pena olhar o regime Normal. Se você vende para vários clientes que não são consumidores finais, por exemplo. No regime Simples você não destaca seu ICMS, e isso não gera crédito fiscal.
Esse crédito é um retorno do imposto que você pagou e pode ser utilizado para realizar pagamentos. O Simples não dá o direito de gerar esse crédito, apenas o Normal.
Você pode pagar mais imposto, mas gerando esse crédito, você pode abater tal coisa e, às vezes, compensa mais.

 

Blog: Você disse que existem outras dúvidas frequentes no suporte. Quais são elas?
Mateus: Fazer controles a mais no sistema como controlar o caixa, controlar o estoque. No geral, fazer um melhor controle gerencial. No caixa, por exemplo, é interessante porque você consegue ver como estão suas vendas no dia. No estoque, você consegue economizar e aproveitar oportunidades de fornecedores.
Com o uso de relatórios, você sabe o quanto está crescendo, podendo fazer investimentos, pensar em uma gestão.  Isso fica muito mais tranquilo com um software de gestão. Você faz um relatório em PDF e até pode exportar para o Excel.

 

E aí, gostou da entrevista? Se você ainda tem dúvidas sobre esse ou outros assuntos, o suporte da Super Empresa está sempre disponível para te atender.

A Super Empresa é um empreendimento voltado para auxiliar os micro e pequenos empresários com diversas soluções para fazê-los crescer ainda mais.

Além disso, em breve, teremos uma categoria no nosso Blog com conteúdo voltado para nossos clientes, e produzida pelo Mateus! Inscreva-se na nossa newsletter e receba em primeira mão!

WhatsApp
1
Fale com a gente!
Olá podemos ajudar?
Powered by