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Como abrir uma loja virtual: o que você precisa saber

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Se você deseja vender pela internet, é muito importante saber como abrir uma loja virtual. Afinal, é por meio do seu e-commerce que os clientes vão encontrar os seus produtos e fazer negócios com você.

Apesar de não ser complicado abrir uma loja online, você deve prestar atenção em alguns fatores. Neste artigo explicaremos os pontos fundamentais para esse objetivo.

Como abrir uma loja virtual – Confira os principais passos

Se você quer entender como abrir uma loja virtual, deve prestar atenção em ferramentas, estratégias, meios de pagamento, sistemas de automação, legislação, segurança e logística.

Ferramenta de E-commerce

Uma das decisões mais importantes ao criar uma loja virtual é a escolha da plataforma que você irá utilizar. Do layout até a gestão de pedidos, tudo que você construir depende da ferramenta escolhida.

Portanto, vale a pena avaliar com calma diferentes opções disponíveis no mercado. Na hora de fazer essa comparação entre ferramentas, o ideal é procurar por alguma que:

  • Seja fácil e intuitiva: Você não quer perder tempo construindo sua loja ou se preocupando em aprender a programar, certo? Portanto, procure uma plataforma que seja fácil de usar, que permita construir sua loja de forma intuitiva e, assim, ter menos dores de cabeça.
  • Ofereça um bom layout: A primeira coisa que prestamos atenção ao acessar qualquer site é o seu “visual”. Assim, verifique se a ferramenta escolhida permite criar lojas virtuais bonitas. Geralmente existem alguns templates prontos em que você consegue visualizar como ficaria sua loja. Vale a pena checar esses modelos.
  • Tenha os principais recursos: Existem alguns itens básicos que a ferramenta precisa oferecer. Por exemplo, ela deve oferecer um checkout simples, ou seja, o consumidor deve ter facilidade em realizar a compra. Além disso, precisa ter boa visualização no mobile, já que muita gente navega pelo celular hoje em dia. Por fim, verifique se ela permite uma fácil apresentação do valor do frete, que é uma informação que todos procuram na hora da compra.

A Super Lojas é uma ferramenta de e-commerce que possui todos os principais recursos para criar uma loja virtual. Entre em contato com nossos especialistas via Whatsapp que tiramos suas dúvidas e mostramos todas as vantagens da nossa plataforma!

Estratégias de marketing

Não adianta escolher uma boa ferramenta e entender como abrir uma loja virtual se você não divulgar o seu negócio. É preciso dedicar tempo e dinheiro para criar estratégias de marketing consistentes para que mais pessoas conheçam sua loja. Para isso, alguns dos canais possíveis são:

  • Google Ads: O Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dela, você pode aparecer nos primeiros resultados das pesquisas feitas pelos seus clientes. É uma excelente alternativa principalmente para conseguir as primeiras vendas.
  • Redes Sociais: Todo mundo hoje está presente em redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo. Criar um perfil nesses canais é grátis, mas você também tem a opção de fazer anúncios nessas redes para atrair ainda mais clientes.
  • E-mail marketing: O e-mail costuma ser o principal canal de comunicação (e de vendas) para quem vende online. Uma vez que você tenha o e-mail de seu cliente, você precisa usar essa informação para divulgar ofertas, cupons, artigos interessantes e qualquer outro conteúdo que agregue valor a eles
  • SEO: Falamos que o Google Ads é a melhor forma de estar nas primeiras posições do Google rapidamente. Paralelamente, porém, é importante fazer um trabalho de SEO, publicando conteúdos de qualidade no seu site. Assim, em longo prazo, você poderá aparecer nas primeiras posições sem precisar criar anúncios, ou seja, sem precisar gastar dinheiro com isso.

Meios de Pagamento

Se você tem uma loja virtual, obviamente precisa se preocupar com o recebimento de pagamentos. Para isso, é importante saber que existem três maneiras de receber pagamentos online:

  • Meios de pagamento direto: Essa é a solução recomendada a lojistas mais experientes. Nesse método, você tem contato direto com a adquirente e negocia diretamente quais taxas serão cobradas. Dessa forma, você tem maior controle sobre toda a experiência do usuário.
  • Gateways de pagamento: Nesse modelo, é cobrada uma taxa fixa por transação, mas o lojista tem soluções mais robustas e conexões mais estáveis com as adquirentes.
  • Intermediadores de pagamentos: Essa é a opção mais indicada para quem está aprendendo como abrir uma loja virtual. Os intermediadores são mais fáceis de usar do que as outras alternativas, além de assumirem o risco de fraude e ainda fazer o adiantamento de recebíveis. No entanto, eles costumam cobrar uma taxa fixa por transação e mais um valor variável por cada venda. O Paypal e o PagSeguro são os intermediadores de pagamentos mais conhecidos

Sistemas de automação

Conforme sua operação for crescendo, você precisará de sistemas de automação para agilizar alguns processos internos e melhorar sua gestão.

Por mais simples que seja seu negócio, toda loja virtual geralmente precisa executar as seguintes atividades:

  • Receber o pedido de venda gerado pela plataforma da loja virtual
  • Checar os pagamentos
  • Separar os pedidos e embalar as mercadorias
  • Emitir nota fiscal
  • Despachar o produto e acompanhar o envio

Realizar cada atividade dessas de forma manual vai te gerar grandes dores de cabeça, principalmente quando o volume de pedidos for grande.

Com um software ERP, por exemplo, é possível automatizar quase todas as tarefas, desde que ele se integre a sua ferramenta de criação da loja virtual. Assim, quando um pedido chegar, automaticamente você já pode ter a checagem de pagamento, emissão de notas e etiquetas e solicitação para a embalagem do produto.

Regularização e leis

Ainda que ninguém goste de burocracias, é importante atentar-se às leis vigentes para não descumprir nenhuma norma sem querer. O principal ponto para ficar de olho é a Lei do E-commerce, regulamentada pelo Decreto 7962.Vale a pena ler o documento com atenção, mas as principais exigências do decreto são:

  • Informar os dados da empresa no site (informações como CNPJ/CPF, endereço e nome da empresa)
  • Oferecer pelo menos um canal de atendimento ao consumidor
  • Respeitar o Direito de Arrependimento, em que o cliente pode trocar o produto até 7 dias depois que fizer a compra
  • Discriminar despesas além do preço do produto, como frete e seguro

Segurança

Quando falamos sobre segurança, existem dois aspectos que precisam ser levados em conta. A segurança para o lojista e a segurança para o cliente

Anti Fraude

O maior perigo para quem tem uma loja virtual são as fraudes. Ou seja, o cliente compra seu produto com um cartão de crédito roubado ou clonado e, dias depois, o pagamento é desfeito.

Nesses casos, quem se responsabiliza pelo pagamento das fraudes é o lojista. Portanto, contrate um sistema anti-fraude e evite problemas do tipo. Como já falamos, se você utiliza um intermediador de pagamentos, essa será uma dor de cabeça a menos para você, já que seu intermediador assume essa responsabilidade.

Transmita confiança

A segurança é uma via de mão dupla. Ou seja, você também precisa garantir ao seu cliente que sua loja virtual é confiável. Afinal, o consumidor também se preocupa com suas informações de compra e até com a garantia de que seu produto será de fato enviado.

Para passar essa segurança, duas características são fundamentais:

  • Certificado SSL: Sabe aquele “ícone de cadeado” que aparece antes da URL de quase todos os sites? Então, trata-se do “Certificado SSL”, que funciona como uma proteção aos dados do cliente. Aliás, é obrigatório que você tenha esse certificado se vende qualquer coisa online, sendo inclusive uma exigência das adquirentes.
  • Informações claras da sua empresa: Como já comentamos, a Lei do E-commerce exige que você coloque informações do seu negócio na loja virtual. Vale a pena dedicar uma página para falar mais sobre sua empresa, quais são os valores, quem está por trás e outras informações. Isso dá maior credibilidade e confiança para quem compra.

Operação logística

A logística é outra parte fundamental de uma loja virtual. Afinal, quem compra não deseja que seu produto demore a chegar ou que tenha algum problema na entrega, certo?

São basicamente duas opções que você possui para realizar essa logística:

  • Transportadoras: Empresas privadas de transporte podem se responsabilizar pela entrega. Dessa forma, você não corre o risco de greve e paralisações, mas geralmente é uma opção mais cara, principalmente para quem tem uma operação pequena.
  • Correios: A maioria dos vendedores escolhe essa alternativa. Apesar de correr o risco de greves, em geral o serviço é efetivo e financeiramente viável. Sua loja pode ter um contrato com os Correios para deixar os custos de envio mais baratos e tornar o cálculo de frete e a emissão de etiquetas mais simples.

Pronto, agora você já sabe como abrir uma loja virtual. Embora diferentes fatores entrem em jogo, se você fizer cada processo com planejamento e cuidado, as chances de sucesso são altas.

Se você ainda ficou com alguma dúvida no assunto, nosso time de especialistas da Super Lojas está à disposição para te ajudar. Entre em contato pelo nosso Whatsapp ou deixe um comentário no post!

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