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Montar uma loja virtual – 7 passos para começar

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Vender pela internet é o sonho de boa parte dos empreendedores. No entanto, muitos deles não conseguem transformar isso em prática pois não sabem como montar uma loja virtual.

Ao contrário do que pode parecer, abrir uma loja virtual é bem mais simples do que parece. Atentando-se a fatores como planejamento, gestão, legislação e boas ferramentas, em pouco tempo você consegue montar uma loja online.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas essenciais que você precisa ter em mente:

Como montar uma loja virtual em 7 passos

Quer entender quais etapas você deve seguir para abrir uma loja virtual? É só seguir essas dicas:

1º Passo Aposte em recursos indispensáveis para uma loja virtual de sucesso

Escolher uma boa plataforma para montar uma loja virtual é um passo importante dentro do seu planejamento. Mas independentemente da ferramenta que você escolher, sua loja precisa ter:

Bom layout

Se um cliente entra em uma loja virtual e fica perdido pelo site, não acha as informações que procura ou se depara com uma aparência desagradável, certamente ele desistirá da compra.

O layout é o “visual” da sua loja. E como a primeira aparência é a que fica, é preciso se atentar a pontos como:

  • Checkout simples – O cliente precisa concluir o processo de compra o mais rápido possível, sem grandes barreiras ou problemas. Portanto, quanto mais simples, melhor!
  • Fácil Recuperação do carrinho – Caso o consumidor coloque produtos no carrinho, mas acabe fechando a página, é importante que ele consiga “recuperar o carrinho” na próxima vez que ele retornar ao site
  • Boa visualização no mobile – Todo mundo hoje tem um smartphone e as pessoas usam cada vez mais o celular para fazer compras. Assim, o site da sua loja não pode desconfigurar quando for aberto em um celular.
  • Informações sobre o frete – Uma das primeiras informações que queremos saber quando vamos realizar uma compra online é o frete. Portanto, é importante que o preço e o prazo estejam disponíveis facilmente ao cliente.

Segurança

Você já ouviu falar no certificado de segurança SSL? É aquele “cadeado” que aparece antes do endereço da URL do site. Esse certificado garante que seu website é seguro e você precisa ter isso em sua loja.

Além disso, preocupe-se em ter espaços no site onde você reforce o quanto sua loja virtual é segura e fortaleça a credibilidade da sua marca.

Diferentes formas de pagamento

Oferecer ao cliente diferentes formas de pagamento é um atrativo a mais para sua loja. As modalidades de pagamento podem ser divididas em duas:

  • Sistemas de pagamento indireto: É o caso do Paypal ou do PagSeguro, por exemplo. Eles são intermediadores do seu pagamento. Ou seja, o consumidor irá pagar para essas empresas e depois você poderá realizar o saque. É uma opção mais fácil e segura, porém há taxas maiores.
  • Sistemas de pagamento direto: São os pagamentos por cartão de crédito, boleto bancário ou depósito. Os clientes estão mais familiarizados com esse tipo de transação e ela gera mais conversão de vendas. No entanto, o processo é mais burocrático e os riscos são maiores.

A Super Lojas oferece uma plataforma que tem todos os recursos indispensáveis para uma loja virtual. Entre em contato com nossos especialistas pelo Whatsapp que podemos tirar todas as suas dúvidas sobre sobre a criação de um e-commerce.

2º Passo Preocupe-se com boas técnicas de gestão

Se  você fica perdido e cheio de dúvidas sobre como montar uma loja virtual, aqui vai uma dica importante: tenha foco e uma boa organização para sair da estaca zero.

Hoje existem milhares de informações sobre e-commerces e dicas para criar um empreendimento. No entanto, a maioria desses conteúdos focam em grandes negócios e não trazem boas informações para quem só deseja entender como montar uma lojinha virtual.

Portanto, se seu foco é abrir uma pequena loja online, o ideal é voltar os esforços para o que chamamos de tripé do e-commerce. Ele é composto por:

Produto Principal

O produto principal é aquele que gera um alto volume de vendas para sua loja. Isso significa que ele tem grande demanda do mercado e pode fazer seu e-commerce ter muito lucro.

Parece o sonho, certo? Mas como encontrar qual é esse produto principal? Existem duas dicas fundamentais para isso:

  • Estude seu nicho: A essa altura você já deve ter escolhido um nicho para atuar, certo? Ou seja, você já deve ter em mente que tipo de produto você vai vender e quem é o seu público. A partir daí, é preciso entender quais itens estão mais em alta nesse segmento e o que o seu público mais precisa. Conversar com as pessoas é a melhor forma de descobrir essas informações.
  • Analise sua concorrência: Com certeza existem outras lojas ou empresas vendendo um produto similar ao seu. Procure entender quem são esses empreendedores, quais são suas estratégias de marketing, qual é o preço que eles trabalham, como eles anunciam seus produtos, etc. Toda informação pode ser relevante para você descobrir qual é o produto principal daquele mercado e para você entender quais são as melhores estratégias para vende-lo na sua loja virtual.

Público alvo

Como já comentamos, conhecer o seu cliente é essencial para ter sucesso no e-commerce. Por isso, vale a pena fazer pesquisas e entrevistas para entender pelo que seu público se interessa, onde mora, qual é a idade média, entre outras informações.

Depois de realizar esse estudo, crie um documento descrevendo quem é sua persona e, a partir daí, sempre tome as principais decisões da sua loja tendo essa descrição em mente.

Ferramenta intuitiva

Se você já sabe o que vender e para quem vender, só lhe resta a última parte do tripé: onde você vai vender?

Existem diversas plataformas que te ajudam a montar uma loja virtual. Vale a pena pesquisar, analisar suas vantagens e desvantagens e escolher por aquela que achar mais intuitiva.

Afinal, você já tem que se preocupar com várias outras questões referentes a sua loja, não vai querer ter dor de cabeça também na parte técnica dela, certo?

3º Passo Atraia seu cliente

Depois que você montar uma loja virtual, não adianta ficar parado e achar que seus clientes vão encontrar o seu site milagrosamente.

Pelo contrário, será preciso investir em estratégias de marketing para atrair seu cliente. E não esqueça: o foco deve ser sempre o seu produto principal.

Entre as táticas de marketing que você pode usar, destacamos as seguintes:

Google Ads

Quando estamos em busca de algum produto, geralmente o primeiro lugar que procuramos é o Google, certo? E os primeiros resultados que aparecem na pesquisa são anúncios de Google Ads.

Usando uma plataforma própria do Google, você pode fazer um anúncio para seus produtos e ser cobrado apenas quando alguém clicar nos seus anúncios.

SEO

Outra forma de aparecer entre os primeiros resultados do Google é usando técnicas de SEO. Para isso, você provavelmente precisará criar conteúdos informativos sobre o seu nicho. É um trabalho com resultados apenas em longo prazo, mas que vale o esforço.

Redes Sociais

Se o seu cliente está nas redes sociais, você precisa chamar a atenção dele por lá. Seja no Facebook, Instagram, Twitter ou onde mais ele estiver.

Você pode fazer isso de forma gratuita, criando uma página para sua marca. Ou então criar anúncios dentro dessas redes sociais para aparecer para ainda mais pessoas.

Comparadores de Preço

Você já deve ter se deparado com plataformas como Buscapé, Zoom ou Bondfaro, certo? Esses sites reúnem produtos de diferentes lojas virtuais espalhadas pelo país. Você pode cadastrar sua loja nessas plataformas e anunciar seus produtos para que eles sejam encontrados mais facilmente.

Se o seu preço for mais baixo do que o dos seus concorrentes, essa é uma grande oportunidade!

4º Passo Engaje com o consumidor

Uma vez que você atraiu clientes para sua loja, seu trabalho não acabou. É preciso oferecer um bom atendimento ao cliente para que ele se sinta seguro em realizar suas compras, não tenha dúvidas e volte mais de uma vez para sua loja.

Assim, você deve apostar nos seguintes canais:

Chat

Que tal colocar uma ferramenta de chat na sua loja virtual? Dessa forma, o cliente pode fazer perguntas e você tira as dúvidas que surgirem em tempo real. Isso agiliza o atendimento e passa confiança ao consumidor.

Telefone

Tem quem ache que é coisa do passado, mas o telefone ainda é a forma de comunicação preferida de muita gente. É importante ter um telefone em seu site para que os consumidores entrem em contato.

E-mail

Por fim, é importante oferecer o e-mail como mais uma alternativa de canal de comunicação. Não esqueça de responder todos os e-mails de todos os clientes e trata-los sempre de forma pessoal e cordial.

5º Passo Fique atento aos custos

Os gastos para manter uma loja virtual com certeza são menores do que os gastos com uma loja física. No entanto, ainda há custos que precisam ser muito bem gerenciados.

Os principais investimentos que você terá que fazer geralmente estão relacionados a:

Plataforma de E-commerce

Existem diversas plataformas que resolvem sua dor de cabeça em como montar uma loja virtual. Geralmente, elas têm um custo. Portanto vale a pena analisar diferentes opções e verificar qual é a melhor para o seu projeto.

Estratégias de Divulgação

Já comentamos que você precisará investir em estratégias de marketing para impulsionar o seu negócio. Para obter resultados em curto prazo, você provavelmente precisará criar anúncios pagos e aí vai mais um investimento para colocar na conta.

Custos de operação

Por mais que sua operação seja online, você possivelmente terá gastos adicionais com internet, energia, logística, funcionários para atendimento, contador, etc. Portanto, mapeie cada processo do seu negócio para entender qual é o custo de cada etapa.

6º Passo Regularize seu e-commerce

Por mais que pareça tentador só sair vendendo pela internet, existem algumas legislações próprias do setor que precisam ser cumpridas. Mas fique tranquilo que nenhuma é um bicho de sete cabeças:

Lei do E-commerce

A principal norma que você precisará estar atento é o Decreto 7962, publicado em 2013. Ele regulamenta os direitos do consumidor no comércio eletrônico. É importante ler o artigo para entender pontos como o direito de arrependimento e o suporte ao cliente.

Nota fiscal

Não importa se a venda é online ou presencial: de acordo com as leis brasileiras, toda transação comercial deve gerar uma Nota Fiscal.

Conforme sua loja for crescendo, é possível que você precise de um ERP ou algum programa que auxilie na emissão dessas notas, já que fazê-las manualmente no site da Receita Federal pode ser trabalhoso.

Regularização da Empresa

Se você deseja vender algum produto, é preciso abrir uma empresa, ou seja, ter um CNPJ. Para quem está começando, o MEI (Micro Empreendedor Individual) é uma alternativa interessante e que não exige grandes custos.

Aos poucos, conforme sua empresa for crescendo e seu faturamento for aumentando, você precisará se tornar uma ME (Micro Empresa).

7º Passo Acompanhe de perto a execução

Depois de seguir esse passo a passo, sua última missão é estar sempre próximo a cada detalhe da operação para identificar possíveis problemas e consertá-los o quanto antes.

Imprevistos sempre vão acontecer: alguns canais de marketing podem não funcionar, o seu produto principal pode mudar ou o seu nicho pode ter uma nova demanda, por exemplo.

Para não ser surpreendido por essas situações, é fundamental estar próximo a execução, entender o que está acontecendo em cada parte da operação e não acreditar que o negócio vai “caminhar sozinho”.

Ainda tem alguma dúvida sobre como montar uma loja virtual? Aqui na Super Lojas nosso time de especialistas à disposição para te ajudar. Entre em contato pelo nosso Whatsapp ou deixe um comentário aqui no post!

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