Entre tantos fatores que influenciam as escolhas dos consumidores por determinados fornecedores e mercadorias, há um elemento importantíssimo justamente no momento de concretizar uma compra: o frete grátis.

Em um cenário tão competitivo como o atual, nas mais diversas áreas de atuação, a isenção de taxas de entrega é um ótimo atrativo para novos consumidores e pode deixar sua empresa alguns passos à frente da concorrência. Geralmente, a oferta de frete grátis também promove o rápido e substancial crescimento das vendas.

Como a entrega de mercadorias é realizada tanto por e-commerces quanto por lojas físicas, o frete grátis se torna uma alternativa interessante para a fidelização e o encantamento dos clientes para as duas vertentes comerciais.

 

Como e quando oferecer o frete grátis

O frete grátis, no entanto, não pode comprometer o orçamento de seu negócio. Raramente uma empresa consegue isentar o cliente do frete permanentemente para todos os produtos, manter os preços atraentes e ainda operar com lucro.

Uma boa dica é oferecer a entrega gratuita em datas específicas, como feriados e finais de semana – ou ainda para estimular as vendas naquele período do mês em que a empresa normalmente fatura menos. Caso a estratégia seja enviar apenas alguns produtos com frete gratuito, aqueles com alta margem de lucro e com grande disponibilidade no estoque são os ideais.

Outra possibilidade é limitar o frete grátis para os seus melhores clientes, utilizando-o como mais um tipo de benefício exclusivo que atrai a atenção da freguesia. Dessa maneira, os consumidores que comprarem determinado número de produtos ou gastarem acima de um valor pré-estipulado, por exemplo, teriam acesso a essa vantagem.

 

Reduza seus custos logísticos

Para que o expediente de oferecer frete grátis realmente represente novos consumidores, clientes fidelizados e aumento do faturamento, é necessário negociar e encontrar preços logísticos baixos atrelados a um serviço de qualidade.

O empreendedor pode usufruir de um simples artifício para assegurar que as finanças continuem no azul: calcular a despesa logística total em um período determinado, dividir essa quantia pelo número de produtos ofertados e embutir o valor no preço das mercadorias.

Os gastos com transporte não podem ser altamente significativos no orçamento e, definitivamente, o frete grátis não deve colocar a saúde financeira da empresa em risco. Ao mesmo tempo, pensar nele como uma estratégia de vendas pode ser uma atitude muito eficiente para desenvolver seu negócio.

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