O Facebook é a maior rede social do mundo. Cerca de 2 bilhões de pessoas usam essa forma de interação e comunicação online. No Brasil, cerca de 99 milhões de pessoas participam da rede. Sendo assim, 8 a cada 10 brasileiros estão conectados via Facebook Uma pergunta recorrente para os micro e pequenos empresários iniciantes na transformação digital é: “Qual a necessidade de ter um site se uso o facebook para divulgar minha marca? Meus clientes estão todos ali”.

 

Não Basta se comunicar somente pelo Facebook

O Facebook possui algumas particularidades que fazem com que suas publicações não cheguem para o número de pessoas que você gostaria. Em 2012 a rede social limitou o alcance orgânico a 16% dos fãs de uma página. Alcance orgânico se refere a quantidade de pessoas que você pode atingir de graça com suas publicações nas páginas.

Em fevereiro de 2015 uma pesquisa apontou que apenas 6% dos usuários recebiam as postagens, sendo que páginas com grandes alcances (com mais de 500 mil inscritos) o índice era de menos de 2%. De acordo com o site Valleywag, o alcance orgânico atualmente é de 0,8% a 1,5% do total de seguidores que uma página possui.

Outro fator interessante é que o Facebook por ser uma empresa privada, de capital aberto, visa o lucro. Esse lucro vem principalmente com a venda de anúncios pagos. A receita com anúncios para dispositivos móveis representa cerca de 87% da receita total. Em 2017 gerou US$ 36,29 bilhões em receita liquida de publicidade digital, um salto de 35% em relação a 2016, de acordo com a eMarketer, ou seja, para que seu produto tenha visibilidade, não basta ter uma página ou bons índices de “likes”, você terá que pagar por isso.

 

Qual a importância em ter um site?

Segundo dados do Sebrae, apenas 30% das micro e pequenas empresas possuem um site. Esse índice é baixo levando em consideração que ao disponibilizar seus produtos em um, a chance de venda é maior. Por isso, listamos 03 ótimos motivos para que crie um site e não deixe sua comunicação somente nas mãos do Facebook:

 

1. Credibilidade e segurança

Ter seu próprio site com suas referências, produtos ou serviços e sua proposta de valor personalizada pode ser o diferencial na hora de um cliente tomar uma decisão entre você e a concorrência. Essa é uma das vantagens que um site personalizado apresenta, além de despertar uma credibilidade, ele dá segurança ao cliente na hora de pesquisar e comprar o produto.

 

2. Seja encontrado pelos clientes

Pelo Facebook você pode ser lembrado, mas dificilmente encontrado. Principalmente se o cliente não conhece sua empresa, sua página ou seu nome e busca por produtos ou serviços do seu ramo de atuação.

Com um site, por meio de técnicas de SEO (search engine optimization) e cadastro em páginas de referência (como por exemplo o Google meu negócio) você será encontrado não somente pelo seu nome, mas sim por palavras chave de seu negócio, localização e outros fatores que lhe darão uma imensa vantagem à concorrência.

 

3. Solidifique seu conteúdo e seja autoridade no seu ramo.

Mesmo atingindo seu cliente pelo facebook, sua publicação passará pela timeline dele e se perdera com outras milhares de publicações.

Um site ou um blog requer dedicação. Além de comunicar ofertas e promoções, produzir e divulgar conteúdo de qualidade, personalizado e relevante para seus clientes, vale a pena focar nos problemas cotidianos do seu cliente, propondo soluções com seus produtos.

Artigos, vídeos, ebooks, webinários, planilhas, questionários e outros inúmeros formatos de conteúdo levando sua marca é o que irá definir você como autoridade e referência em seu ramo. Não tenha medo de compartilhar seu conhecimento, as pessoas gostam disso e irão procura-lo para obter mais informações.

 Com esse post queremos que entenda que não vale a pena ficar à mercê de uma plataforma de terceiros quando o assunto é o seu negócio. Utilize sim o Facebook como para divulgar novidades como promoções e ofertas mas lembre-se que para ter visibilidade e confiança do seu produto é necessário possuir sua própria base na internet, seja em forma de site, blog ou uma loja virtual.

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